BICIGRINO EM SANTIAGO: LENDAS DE SANTIAGO

Durante a minha preparação pesquisei bastante sobre o caminho e suas histórias. Levantei as possibilidades de aprendizado e vivências culturais que o caminho poderia desfrutar. Analisei os povos antigos que habitaram a região – Celtas, Romanos, Visigodos, Cristãos e Muçulmanos – e seus legados arquitetônicos, culturais e místicos. Acho que me preparei adequadamente. Eu sabia o significado do Caminho de Santiago na história recente da humanidade.

Entretanto o que mais me chamou a atenção foram as lendas que se contam do caminho. Uma das mais interessantes menciona que cavaleiros templários, habitantes da região do Bierzo, teriam trazido para ali os despojos retirados do Templo de Salomão em Jerusalém. Conheci na cidade de Ponferrada um castelo, supostamente onde teriam sido escondidos esses tesouros, inclusive a própria Arca da Aliança, onde eram guardadas as tábuas que registravam os 10 mandamentos de Deus entregues à Moisés.

Pelo lado místico, religioso e pela curiosidade que desperta, uma dessas aventuras atrás de lendas foi travada no Cebrero. Lá, naquela cidadezinha fria (a temperatura era negativa no dia que passei por lá) eu pude ver o que se diz ser o Santo Graal. O cálice divino, pelo qual Jesus tomou o vinho pela última vez. O cálice sagrado, tema dos filmes de aventura de Holywood, supostamente está lá dentro da ireja Del Cebrero para quem quiser ver. Diz a lenda que foi deixado lá pelos Templários e que teria provocado o milagre da transformação de vinho em sangue, mediante a postura arrogante de um pároco que desdenhou da fé de um peregrino.  

Uma das coisas mais interessantes que fiz durante o caminho foi seguir as pistas dessas lendas todas – e são muitas! Conhecendo-as e sabendo dos trechos que seriam trilhados a cada dia, eu pude chegar perto de cada uma delas, fotografando quando podia, conversando com pessoas e vivendo todas essas experiências.

Vista da igreja Del Cebrero

Vista da igreja Del Cebrero

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: