REDES SOCIAIS. POR QUE ENTRAR E APRENDER A USAR?

Gostando ou não de twitter ou das demais formas de redes sociais (facebook, linkedin, Orkut, etc), elas já são uma realidade e rapidamente estão desenhando uma nova forma de poder exercido instantaneamente pelo coletivo. Por exemplo menciono o ocorrido com a campanha “cala a boca Galvão”, ou a campanha “um dia sem globo”, que se espalha de modo viral pelas redes, interferindo e impactando significativamente no modelo de negócios e resultados da empresa – o virtual mostrando seu poderio diante do real. Menciono ainda a rápida escalada do sucesso de cantores como a Stefany ou o Luan Santana, entre outros tantos, que a partir de vídeos disseminados pelas redes sociais conquistaram fama, prestígio e poder, pautando e direcionando a mídia tangível (TV, Revistas, rádios, gravadoras, etc).

De fato, o que está ocorrendo é uma mudança drástica na velocidade, na forma e no custo da comunicação de massa. Rapidamente uma idéia, um produto, um conceito se espalha e se institucionaliza a partir de uma mídia barata – para desespero dos profissionais de mídia, que insistem em não reconhecer as mídias sociais como mídias. Bem como, para desespero da forma culta, responsável e regulada de se fazer mídia – basta ver quanta ‘porcaria’ se espalha como verdade pelas redes sociais. Pense, entretanto, nas limitações e no preço de um anúncio numa revista de veiculação nacional e pense, em contrapartida, na veiculação dessa mesma propaganda através das mídias sociais. Bem ou mal, as redes sociais estão aí para quem quiser vere aprender a domar, ao sabor de um toque no teclado, democratizando e dando voz ativa ao singular (por pior que ele possa ser – quem sou eu para julgar), construindo ou destruindo carreiras e a própria cultura, servindo à interesses escusos ou fomentando a cidadania. Quem sabe onde isso vai dar?

E o que isso tem a ver conosco? Tudo. Se quisermos estar conectados com o mundo, se quisermos continuar atuantes, se quisermos não envelhecer e estagnar (não se trata de uma síndrome de Peter pan, mas de reconhecer que temos muito ainda a contribuir), temos que aprender a lidar com essas tecnologias, temos que fazer uso desse poder democrático que aflora na nossa frente. Mas faço uma ressalva, saber lidar com as redes sociais não significa que temos que nos escravizar a elas. A vida “real” ainda é muito melhor.

Para finalizar, o twitter do senador Cristovam Buarque de ontem (23/Junho/2010), traz os seguintes posts em sequencia:

“A #ficha limpa e o #calaboca Galvão são provas do poder da internet. Imagine qdo todos tiverem e souberem usá-lo”,

“Só com prática vamos aprender a usar e canalizar poder de hoje nas pontas dos dedos. Pratiquemos c/campanhas”,

Antes era todo poder às assembléias; em breve todo poder à blogosfera”,

“Nunca tanta gente esteve tanto tempo na rua, fazendo tantas manifestações, sem precisar sair de casa” e

“O comunismo do futuro não está na igualdade, mas na conexão”.

Anúncios

3 Responses to REDES SOCIAIS. POR QUE ENTRAR E APRENDER A USAR?

  1. Será que acontece mesmo, de professores de universidade por exemplo negarem o poder das redes sociais? Nunca vi isto acontecer (rsrsrsrs).

    Acho que a mudança acontece em um ritmo até violento, mas não acredito que seja revesível. O caminho acho que é se adaptar, mesmo que se para contestar depois.

  2. LEANDRO disse:

    eu particulamente concordo com oque disse só que essa forma de particippação nas redes sociais para quem quer fazer coisas serias ainda é dificil não sei se vc entende mas essa forma de midia é o futuro

  3. walter disse:

    walter22 disse : À um meio de acabar com todos os radares do Brasil é só usar a inteligência:Sabe como!Não ultrapasando avelocidade permitida .Vai ser um caus no transito. Pense nisso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: